palha-tatameA fabricação do Tatami começa pela seleção e secagem da palha de arroz obtida junto aos agricultores locais. Comprovadamente temos na região do Vale do Ribeira onde esta instalada a Fábrica da Original Tatamis Yamamura o melhor arroz do mundo, título que a cidade de Iguape ganhou em Gênova, Itália desde o ano de 1916. Hoje o Vale do Ribeira é o maior produtor nacional de arroz moti.

 

Depois de selecionada a palha de arroz e devidamente seca é armazenada com todo cuidado necessário nos barracões da Original Tatamis Yamamura, localizado no distrito Industrial de Registro.

maquina-tatameEscolhido o lote de palha seco, já devidamente selecionado começa o processo de “prensa”. Este processo é feito por máquinas importadas do Japão, especialmente desenvolvidas para a fabricação de tatamis. Elas prensam a palha, depois é levado para cortar e esquadrar, para que seja manuseado pelos funcionários responsáveis pelo acabamento, aliás essa fase é feita manualmente, para garantir a qualidade dos produtos da Original Tatamis Yamamura.

 

tatame-cerimoniaA Original Tatamis Yamamura conta com um diferencial, que é o de cortes sob medida, se não for a única, é uma das poucas a realizar este tipo de serviço, tão necessário em ambientes com colunas, obstáculos que não podem ser removidos ou projetos especiais, como o de cerimônia do chá, que em muitas vezes o forno fica no chão.

A fase de cobertura é realizada pela máquina de Junco.

O processo de seleção, é muito parecido com o da palha de arroz, e mais uma vez a Original Tatamis Yamamura, ganha em qualidade por estar localizada em Registro/Vale do Ribeira.

Curiosidades sobre o Junco usado no Tatame

junco-tatameO junco gosta de várzeas alagadiças e calor úmido. Na cidade de Registro, o junco encontrou as condições ideais para crescer com qualidade. Em todo o Brasil, o junco se desenvolve apenas em Registro e Sete Barras.

Quando atinge a altura de 1,15 metros, o junco é colhido, partido ao meio ainda verde e colocado para secar ao sol.

junco-tatamiCada dez quilos do produto verde, rende um quilo de junco seco. No verão, o tempo de secagem é de dois dias e meio. Já no inverno demora um pouco mais para ficar no ponto de tecer.

Levado aos barracões da Original Tatamis Yamamura, localizado no distrito Industrial de Registro, como a palha de arroz, o junco é tecido pelas máquinas trazidas do Japão para este fim.

Garantindo a qualidade dos TATAMIS da Original Tatamis Yamamura, o acabamento final é feito manualmente, inclusive a faixa de acabamento.

 

Tradição da família Original Tatamis Yamamura: fabricar tatamis…

Experiência, conhecimento e profissionalismo são algumas das qualidades que fazem a empresa Original Tatamis se destacar no ramo de fabricação de tatamis.